Decoração para banheiros de apartamento


Muitas vezes o banheiro acaba ficando de lado quando o assunto é decoração. Isso acontece porque a maioria das pessoas considera as possibilidades de decoração do cômodo limitadas ou acha difícil soltar a criatividade.

Para ajudar você a tornar esse espaço mais aconchegante e personalizado, confira algumas dicas de decoração para banheiros de apartamento.

As cores dão a cara do ambiente


Os tons claros ajudam a trazer uma sensação de amplitude não só para o banheiro, mas para qualquer ambiente - o que é muito bem-vindo especialmente em apartamentos mais compactos. Por isso, deixar paredes e piso com tons claros ou pastéis é a primeira dica.
Porém, isso não quer dizer que o banheiro será comum e sem graça (afinal, a ideia é justamente fugir disso). Para colocar mais vida e estilo no ambiente, você pode usar faixas e pastilhas para decorar e colorir as paredes, especialmente no box.
 Além disso, outra opção é esquecer os azulejos e usar papel de parede. Vale optar por temas florais, formas geométricas, ou então aqueles modelos que imitam tipos de revestimento (madeira, tijolo etc).

O importante é ter cuidado ao combinar as cores e evitar que o ambiente fique sobrecarregado e/ou com tons muito escuros. Também tenha atenção na forma como a decoração do banheiro se integra ao visual do restante da casa - procure combinar e ou repetir elementos e estilo de decoração nos ambientes.

Para áreas úmidas, como o banheiro, é importante usar o papel de parede vinílico, ideal para este tipo de ambiente.

Decoração e organização em conjunto

Outra forma de tornar o banheiro mais colorido e diferenciado é optar por pequenos objetos de organização e decoração que sejam coloridos, com design diferenciado ou mesmo temáticos. Uma lixeira em um tom mais vivo, toalhas coloridas, pequenos vasos de flor colocados em um móvel e até uma pia estilosa e de tom chamativo podem transformar um banheiro simples em um ambiente com personalidade e visual moderno.
Nessa ideia, cestos e pequenas prateleiras são coringas. Podem ser usados como objetos de decoração, e ainda ajudam na organização. A ressalva aqui fica por conta do espaço que esses itens podem tomar, por isso, são mais indicados para banheiros espaçosos.


Espelhos são essenciais

Apesar de ser óbvio, não custa nada lembrar: o espelho é parte central e fundamental na decoração do banheiro. Isso não apenas pelas suas funções práticas - como dar aquela conferida no visual, por exemplo - mas também porque o espelho pode ajudar a melhorar o visual do ambiente.
Ter um espelho grande (ou mais de um) e um box transparente auxiliam a aumentar a sensação de amplitude, fazendo com que o banheiro pareça ainda maior e mais confortável do que realmente é. Em banheiros compactos, esse efeito pode ser estimulado ainda mais quando se opta por portas de correr para o box, “salvando” aqueles espaços nos cantos do ambiente.

A decoração precisa ter estilo e equilíbrio

Ao usar essas dicas para deixar a decoração do seu banheiro mais charmosa e repleta de personalidade, é preciso ter atenção ao estilo de decoração que você quer dar, não apenas a esse ambiente, mas também aos demais cômodos do seu apartamento. Você pode optar por reproduzir o estilo do restante da casa ou tentar algo diferente, mas sempre pense a decoração como um todo.

Algumas dicas rápidas de como trazer três dos estilos decorativos mais usados para o seu banheiro:

-      Estilo moderno: marcado pelo clean e pelo minimalismo, o banheiro ao estilo moderno tem tons claros (principalmente o branco) como predominantes e também conta com elementos em outros materiais além dos azulejos, como o vidro e, em alguns casos, o aço.
-      Cool: Indicado para quem busca um visual descolado, o estilo cool no banheiro é empregado através de elementos coloridos, desenhos (que podem estar presentes em azulejos, em pinturas ou em papéis de parede) e mosaicos feitos com pastilhas.

-      Rústico: Esse estilo é marcado por elementos que lembram a natureza, especialmente a madeira. Então, se você quer um banheiro rústico, invista em bancadas, prateleiras, divisórias e até cestos feitos de madeira rústica.

Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not da Tibério Construtora de São Paulo.





Comentários