Tendências de Milão 2016

Este ano não estive fisicamente em Milão mas acompanhei em tempo real, virtualmente, tudinho o que aconteceu no Salone Del Mobile 2016 e no Fuori Saloni para fazer meus posts anual sobre as novas tendências para o mercado incrível do Design de Interiores
A edição 2016 do iSaloni e da Design Week como um todo confirma várias das tendências em relação ao morar: entre elas a preocupação com a sustentabilidade, a saúde a integração harmonizada com os centros urbanos, por exemplo, morando mais perto e valorizando a rede de transportes públicos e alternativos, como bikes. E também propostas de décor para um imóvel smart, de dimensões inteligentes, bonito, prático e funcional, com o suporte de uma completa rede de lazer e serviços no condomínio e no entorno. Requisitos que o Lifespace, preenche plenamente, bem de acordo com a tendência mundial.
Entre as tendências para a decoração, esta edição da Design Week destaca as madeiras escuras e o preto, em diferentes texturas, trabalhados em composição com madeiras bem clarinhas, tons de verde suave e elegante e metálicos tendendo ao bronze e também ao dourado – que foi retomado este ano como uma tendência ascendente. O mármore, trabalho de forma escultural nas peças de mobiliário, com formas bem orgânicas, também é reforçado – a aparece em charmosos tons esverdeados também! A combinação entre pedra, especialmente o mármore, madeira e metal dá um charme urbano e industrial, repaginado aos projetos, sofisticados e ao mesmo tempo mais descolados.
A cor cinza, em diversas tonalidades e texturas, também é uma opção muito presente, como elemento de transição e harmonização na decoração. Fica ótima nos quartos, por criar um clima aconchegante.
Nas cozinhas, muita combinação de espessuras nos móveis, de micro a maxiespessuras na mesma peça, conferindo movimento visual ao espaço. Formas geométricas, exploradas também na disposição dos puxadores dão um charme a mais ao ambiente. Tendência forte nos eletrodomésticos e equipamentos para cozinhas, a integração com funções digitais e aplicativos diversos para facilitar o dia a dia está se difundindo. Os fogões de indução estão por toda parte no salão de tecnologia para cozinhas FTK.

Em relação aos banheiros, muito aconchego, um verdadeiro convite ao bem-estar, não importa se em espaços grandes ou reduzidos. A valorização dos materiais e a difusão da cerâmica e dos revestimentos disponíveis permitem trabalhar espaços cada vez mais personalizados e charmosos.
Na decoração, cartelas de tecidos suaves e valorização de propostas geométricas. O preto e branco, sempre clássico e elegante, se afirma como opção de refinamento, com leituras muito modernas. As cores estão sóbrias, elegantes – e variadas. Uma casa charmosa, funcional, sustentável e inteligente é a proposta da Design Week de Milão em 2016.
Seguem as imagens que foram um destaque nessa missão virtual na descoberta e atualização de tendências.. pois estudo e pesquisa estão intrinsecamente relacionadas ao profissional de Design de Interiores! Vejam:
Swarovski apresenta a imponente peça desenhada pela saudosa Zaha Hadid em metal e cristal 

Aquário pelos Irmãos Campana, um buffet que é vazado tendo revestimento interno em pintura em gofrato esverdeado e externo num tom de madeira bem clarinha
Moroso
Kartell com seus metalizados!
Paola Lenti foto Pedro Ariel
Os detalhes do artesanato em alta!
Moooi MDW 2016
Foto Casa Cor oficial








Comentários